22 de mar. de 2019

Quanto de internet precisa para rodar o Stadia? a Google comentou

Você provavelmente já sabe do anuncio da Google sobre seu serviço de games, o Stadia, onde você poderá simplesmente jogar games de ultima geração por streamming em quase qualquer dispositivo, com a facilidade que você vê sua Netflix hoje.

Pois bem, esse anuncio gerou grande discussão sobre as mil e uma dificuldades de se implementar uma tecnologia tão avançada como essa e um dos principais temas é o lag e a velocidade necessária para conseguir rodar bem o serviço.

Pois a Google comentou ao menos sobre a velocidade:
Phil Harrison, VP and general manager at Google
Tradução enxuta: "Em 2018 nossos testes apontaram para que você precisasse de 25mb pra ter um gameplay bacana de 1080p 60fps. Mas na verdade usamos muito menos que isso, atualmente perto dos 20mb. Para nosso lançamento esse ano a coisa vai melhorar, o que significa que poderemos conseguir 4k 60fps por volta dos 30mb. E 30mb não exclue uma grande parte da população, nós pensamos que a bagaça pode atingir boa parte do mundo com esse nivel de performace" 

O que posso dizer? achei estes números muito baixos para uma realidade? provável, mas mesmo que precise de um pouco mais de internet, o Stadia esta propondo uma completa revolução no mundo dos games. Isso sera bacana? tudo depende do custo, do lag, do modelo de negócio, do... coloquei aqui um milhão de muros e problemas - Mas só de uma empresa (que não é fechada ao próprio ecossistema) propor um serviço que tenta romper o limite da tecnologia imaginável que temos atualmente, já me alegra bastante.

Eita, parece que você não ta usando um celular pra fazer isso

Busca em mim, vai 😜