O que é Metroidvania? quais suas características

Por diversas vezes muitos gamers ficam confusos ao conhecer a expressão "Metroidvania", e assim se confundem um pouco.

Metroidvania é um subgênero de games de ação e recebeu esse nome devido a ter nascido dos games Metroid e Castlevania, na década de 80/90.

Resumidamente, games Metroidvania possuem as seguintes características:

➤ Habilidades que permitem exploração

Os games desse estilo te entregam novas skills que permitem que você acesse áreas que antes eram impossíveis de serem alcançadas ou descobertas, essas habilidades são diversas, desde "pulo duplo" até outros tipos de skills que podem também servir como ataques/mobilidade.

➤ Ter um mapa interconectado e explorável

Os mapas desses games tem um forte fator de exploração, aqui ao invés de termos fases no game, cada pedaço dele é uma grande área abrigando locais secretos que requerem novas habilidades para serem acessados. A experiencia Backtracking (revisitar áreas já vistas para novas explorações) é bem forte.

Como estamos nos referindo a games, um conteúdo que está em constante mudança, melhoramentos e adaptações, alguns games tem atributos Metroidvania misturados a outros estilos de games, onde fica praticamente impossível mencionar onde começa um e termina o outro, portanto use o bom senso.

No mais, isso apenas serve para classificar o game, como se estivéssemos colocando-os em caixas catalogadas, com o intuito de ser mais fácil saber quais moldes de experiências o jogo se baseia, para sabermos o que vamos encontrar e até para facilitar a achar algum novo jogo do estilo. O termo não deve gerar discussões mas sim facilitar ao acesso e classificação de tais jogos.

"Roguelight"

Por flexibilizar e tornar mais tranquila a jogabilidade, os games que optam por progressão permitir alguma progressão ao morrer, podem também ser chamados de Roguelight.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS