O que é Roguelike? tipos de games e suas caracteristicas

Por diversas vezes muitos gamers ficam confusos ao conhecer a expressão "Roguelike", e assim se confundem um pouco.

Roguelike é como são chamados games que possuem alguns atributos e características iniciados pelo game Rogue em 1980, algumas pessoas classificam o gênero como um subgênero de RPG, outras defendem que ele é um gênero a parte.

Resumidamente, um game Roguelike possue as seguintes caracteristicas:

➤ Ter morte permanente

Onde você "perde" seu personagem ou partes de sua progressão (como itens) ao morrer, voltando para um ponto inicial ou salvo, para tentar os desafios novamente. Alguns Roguelike mais atuais usam essa características, mas ainda assim permitem que o jogador tenha algum nível de progressão ou recompensa ao voltar dessa morte.

➤ Ter mapas gerados aleatoriamente

Os mapas são gerados proceduralmente, onde a cada nova retomada na fase vai te passar a sensação de um local não visitado.

Como estamos nos referindo a games, um conteúdo que está em constante mudanças, melhoramentos e adaptação, alguns games tem atributos Roguelike misturados a outros estilos de games, onde fica praticamente impossível mencionar onde começa um e termina o outro, portanto use o bom senso.

No mais, isso apenas serve para classificar o game, como se estivéssemos colocando-os em caixas catalogadas, com o intuito de ser mais fácil saber quais moldes de experiências o jogo se baseia, para sabermos o que vamos encontrar e até para facilitar a achar algum novo jogo do estilo. O termo não deve gerar discussões mas sim facilitar ao acesso e classificação de tais jogos.

"Roguelight"

Por flexibilizar e tornar mais tranquila a jogabilidade, os games que optam por progressão permitir alguma progressão ao morrer, podem também ser chamados de Roguelight.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS