O que é Soulslike? Souls born? quais as características de um Souls Like

Os games Souls Like são um tanto quanto recentes e podem causar um pouco de dúvidas sobre seus detalhes pra quem não é familiarizado com os jogos do tipo..

O termo Soulslike nasceu com o game Demon's Souls (2009), porem se popularizou com o game Dark Souls, até os dias atuais ele é tido como um subgênero dos games de RPG, podendo também ser visto por alguns como uma evolução do gênero, trazendo mecânicas de combate e outros atributos para agregar e adicionar ao gênero principal.

Resumidamente, games Soulslike possuem as seguintes características:

➤ Combate baseado em atributos limitados

O combate de um Souls Like é sempre dependente de recursos limitados (como Stamina ou variantes), deixando todo o mecanismo de batalha mais estratégico. Esse combate não necessariamente precisa ser "lento" ou demorado, mas constantemente é condicionado por atributos que se esgotam.

➤ Grande dificuldade

A dificuldade é uma das grandes características de um game desse tipo, com a ideia chave de que "qualquer minimo inimigo pode te matar". Cada oponente aqui possui movimentações e padrões únicos, que o jogador precisa reconhecer para não sofrer grandes perdas.

➤ Inimigos retornam

Na maioria dos games do gênero existe algum ponto ou item possível de recuperar sua vida por inteiro, ao preço de todos os inimigos não especiais retornarem em suas posições. Em alguns games esses pontos tem outros funções particulares de cada obra.

➤ Perdas permanentes.

Uma das grandes características que te fazem se importar com sua vida nesse tipo de game é a possibilidade de perder grande parte de sua progressão ao morrer, nesse tipo de jogo normalmente se tem importantes pontos que são duramente conseguidos a cada novo oponente derrotado, que podem ser totalmente perdidos com uma morte. Normalmente é possível resgatar total ou parcialmente estes pontos mas é necessário voltar ao local da morte para isso, sem morrer novamente antes de pegar sua carcaça/corpo/pontos.

Como estamos nos referindo a games, um conteúdo que está em constante mudança, melhoramentos e adaptações, alguns games tem atributos Soulslike misturados a outros estilos de games, onde fica praticamente impossível mencionar onde começa um e termina o outro, portanto use o bom senso.

No mais, isso apenas serve para classificar o game, como se estivéssemos colocando-os em caixas catalogadas, com o intuito de ser mais fácil saber quais moldes de experiências o jogo se baseia, para sabermos o que vamos encontrar e até para facilitar a achar algum novo jogo do estilo. O termo não deve gerar discussões mas sim facilitar ao acesso e classificação de tais jogos.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS